O Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas, bem como intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.
Na criança:
No adulto:
A Linguagem é a capacidade que permite a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem. A principal manifestação da Linguagem é a Língua que falamos, ou que a comunidade onde vivemos utiliza e é adquirida durante o desenvolvimento da criança.
A Linguagem Oral é adquirida de forma espontânea e envolve a vertente da expressão (capacidade para formular/produzir linguagem) e compreensão (capacidade de perceber a linguagem) através de 5 áreas linguísticas:
A aquisição da Linguagem é uma capacidade natural, influenciada pelo mundo que nos rodeia. Quando existem alterações na aquisição da Linguagem ou a pessoa a perde após a adquirir, a sua capacidade de comunicação fica comprometida. Estas dificuldades podem envolver a forma da linguagem (fonologia, morfologia, sintaxe), o conteúdo da linguagem (semântica), a utilização funcional da linguagem (pragmática), ou qualquer combinação das anteriores.
A área da Motricidade Orofacial tem como objetivo o estudo do sistema estomatognático, que consiste nas estruturas ...
O nariz não serve apenas para sentir cheiros e transportar o ar até aos pulmões, ele também é responsável por três ...
“Toda criança deve ter tempo para estudar, para comer, para dormir… como também para brincar”.
Brincar é ...
Até aos 6 anos, a criança já deverá ter adquirido todos os sons da Fala.
É importante identificar sinais de alerta que podem ajudar a entender qual a altura certa para fazer um ...