Linguagem

O Terapeuta da Fala e a Linguagem

Terapeuta da Fala intervém na aquisição ou reabilitação da linguagem oral, avaliando a(s) componente(s) afetada(s) e as áreas linguísticas comprometidas, bem como intervém nos casos de dificuldade de aprendizagem da leitura e escrita.

Sinais de Alerta


Na criança:

  • Tem 2 anos e ainda não fala ou diz poucas palavras?
  • Chama a atenção ou pede por gestos?
  • Não reage a sons/nome?
  • Diz “bola” em vez de “quero a bola” (com 2 anos)?
  • As pessoas não conseguem entender o que a criança diz?
  • Constrói frases incorretas, “eu pedo à mãe”?
  • Tem dificuldade em se relacionar e interagir com outras crianças?
  • Quando fala não olha para a pessoa?
  • Parece não entender o que as pessoas lhe dizem/pedem?
  • Demora muito tempo a ler?
  • Troca sons/letras a ler e a escrever?
  • Tem dificuldade em responder a questões sobre uma história ou acontecimento?


No adulto:

  • Não se lembra dos nomes dos objetos/pessoas?
  • Começou a ter dificuldades em relembrar acontecimentos passados?
  • Sente dificuldade em compreender o que lhe é dito?
  • Tem dificuldade em dizer o que pretende?
  • Tem dificuldade em ler e/ou escrever o nome próprio, palavras, frases e/ou textos?
  • Teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE)?
O Terapeuta da Fala e a Linguagem
O que é?

A Linguagem é a capacidade que permite a troca de ideias, a expressão de sentimentos, a interação e a aprendizagem. A principal manifestação da Linguagem é a Língua que falamos, ou que a comunidade onde vivemos utiliza e é adquirida durante o desenvolvimento da criança.

A Linguagem Oral é adquirida de forma espontânea e envolve a vertente da expressão (capacidade para formular/produzir linguagem) e compreensão (capacidade de perceber a linguagem) através de 5 áreas linguísticas:

  • Fonologia: reconhecimento dos sons da fala e respetivas combinações.
  • Morfologia: formação e estrutura interna das palavras (número, género, tempo, entre outros).
  • Sintaxe: regras utilizadas para juntar palavras, formando frases com significado.
  • Semântica: reconhecimento, significado das palavras (vocabulário) e relação entre as mesmas.
  • Pragmática: capacidade de adequação da linguagem ao contexto social.
A Linguagem Escrita e Lida é a capacidade de codificar e de descodificar letras, palavras e frases escritas. Ao contrário da Linguagem Oral, a Linguagem Escrita e Lida pressupõe uma aprendizagem explícita dos grafemas que convertem a linguagem oral em linguagem escrita.

Possíveis alterações

A aquisição da Linguagem é uma capacidade natural, influenciada pelo mundo que nos rodeia. Quando existem alterações na aquisição da Linguagem ou a pessoa a perde após a adquirir, a sua capacidade de comunicação fica comprometida. Estas dificuldades podem envolver a forma da linguagem (fonologia, morfologia, sintaxe), o conteúdo da linguagem (semântica), a utilização funcional da linguagem (pragmática), ou qualquer combinação das anteriores.

Quais as causas?
Algumas das causas de dificuldades no desenvolvimento da Linguagem podem provir de:
  • Alteração auditiva ou surdez;
  • Atraso global do desenvolvimento;
  • Prematuridade;
  • Gémeos;
  • Bilinguismo;
  • Síndromes genéticas (por exemplo: Trissomia 21);
  • Perturbações do Espetro do Autismo;
  • Paralisia cerebral;
  • Entre outras;
Contudo, nos adultos, depois de terem adquirido a Linguagem podem ter problemas no seu uso, que levam a dificuldades em falar, ler, escrever, compreender, repetir ou em fazer contas, devido a:
  • Lesões cerebrais causadas por AVC ou TCE;
  • Tumores cerebrais;
  • Demências (por exemplo: Doença de Alzheimer).

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Cátia Ribeiro Mota - Terapeuta da Fala